Na trajetória de nossa vida, encontramos diversos obstáculos que nos colocam em dilemas sobre como resolvê-los. São problemas relacionados a eventos cotidianos e afetivos, como inibições e vergonhas; dificuldades de desenvolver relacionamentos e vínculos íntimos; medos e pânicos; perdas, lutos e tristezas profundas; dificuldades no casamento; na sexualidade; abuso de álcool e drogas; problemas no trabalho; dificuldades relacionadas à determinada fase da vida. Enfim, basta que o obstáculo colocado na nossa frente seja encarado como gerador de angústia e intransponível sem uma ajuda externa.
Entretanto, mesmo que não seja produzido sofrimento no indivíduo diretamente afetado, as pessoas a sua volta e das suas relações podem estar sendo interferidas, e isso seria motivo para que estas lhe indicassem ajuda. Assim, problemas individuais e contingências situacionais que estiverem causando dificuldades nas inter-relações entre os membros do grupo ou no grupo como um todo (casal, família, grupos sociais e de trabalho) também são motivos para busca de auxílio especializado.
Este auxílio especializado consistiria no empreendimento de uma psicoterapia. Na Equilíbrio Clínica Integrada, trabalhamos a partir do referencial psicanalítico, o qual se constitui em um método de investigação da mente humana que busca entender um sintoma atual como um resultado da interação de fatores congênitos e hereditários, das experiências infantis e dos fatores atuais ou desencadeantes.