Image Not Found On Media Library
Image Not Found On Media Library

Na Clínica é realizado o tratamento, prevenção e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita de crianças e adultos.

A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos no tratamento e cura. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da estrutura e mecânica do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos e naturais sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento físico, órteses, próteses), dar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognóstico, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.

CARDIOPULMONAR

A fisioterapia cardiopulmonar visa prevenir, atenuar ou reverter alterações funcionais dos sistemas cardiovascular e pulmonar. Tem como objetivo, também, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo ou eliminando sintomas e melhorando o condicionamento físico.
São utilizadas técnicas de mobilização, posicionamento corporal, controle respiratório (através de exercícios), desobstrução brônquica, atividades aeróbicas, cinesioterapia e orientação aos pacientes. A fisioterapia cardiopulmonar se destina a pacientes desde recém-nascidos até idosos.

Indicações

• Enfisema pulmonar
• Asma
• Fibrose cística
• Pneumonia
• Hipertensão arterial
• Situações de pré e pós-cirúrgicas
• Tabagismo
• Cardiopatias
• Crianças com comprometimento neurológico

PILATES

Pilates é um método de condicionamento físico que desenvolve força, flexibilidade, resistência e controle motor do corpo. Consiste em movimentos suaves, de baixo impacto e que não provocam o desgaste físico. A combinação dos movimentos exige poucas repetições, é bastante variada e muito eficaz. Para quem quer ficar em forma o resultado é rápido. A prática fortalece e alonga toda a musculatura, ajudando a aumentar a mobilidade das articulações, corrigindo erros de postura e de respiração. O método é adequado para todas as idades e todos os níveis de condicionamento físico, respeitando as características e limitações de cada um.

GERIÁTRICA

O objetivo principal da fisioterapia geriátrica é oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida, fazendo com que este realize suas atividades de forma agradável, tranqüila e com menos dificuldades, proporcionando maior independência.
Pacientes idosos apresentam queixas e alterações diversas, como: défcits de equilíbrio, coordenação, força e amplitude de movimento, dores articulares e musculares; alteração na marcha; dificuldades respiratórias; alteração da memória. Nestes pacientes, vários sistemas podem estar alterados, o fisioterapeuta deve ter experiência e tranqüilidade para avaliar e propor o tratamento mais adequado.
Na Equilíbrio, oferecemos um atendimento multidisciplinar e integrado, proporcionando a estes pacientes muito especiais, um atendimento individualizado e com qualidade.

RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método de avaliação e tratamento morfofuncional de reequilíbrio músculo-esquelético, que tem por objetivo realinhar a postura. O trabalho se baseia em exercícios estáticos e dinâmicos de acordo com a alteração/tensão encontrada no paciente durante a avaliação.

Indicação: Todo o paciente com qualquer desvio postural tem indicação para o RPG. Os desvios posturais podem ter várias causas, como: maus hábitos posturais, alteração congênitas ou adquiridas e fatores emocionais. Seja qual for o motivo, o desvio ocorrerá devido a tensões musculares, que geralmente ocorrem em grupos (cadeias musculares). Quando nosso corpo dói ou está muito tenso, todo o conjunto músculo-esquelético reage provocando alterações posturais, assim como, desvios na postura provocam tensões musculares que podem provocar dores.

DISTÚRBIOS CRÂNIO-MANDIBULARES

A articulação tempomandibular (ATM) constitui a ligação móvel entre o osso temporal (cabeça) e a mandíbula. As patologias decorrentes desta articulação ocorrem devido a alteração estrutural ou do sistema mastigatório (muscular).
Sinais e sintomas de alterações da ATM:
• dores de cabeça e pescoço;
• limitação dos movimentos mandibulares e/ou sons na ATM;
• dor articular/ou facial;
• alterações da cavidade oral, nariz, ouvido;
• desvio da mandíbula;
• vertigens
• colocar distúrbios crânio-mandibulares.
O tratamento fisioterapêutico se baseia inicialmente, no alívio dos sintomas, com utilização de terapias específicas, como eletroterapia, terapia manual e cinesioterapia.Importante o contato com outros profissionais envolvidos, como o dentista e o fonoaudiólogo, para determinar a causa do problema e tratamento a longo prazo.

PEDIÁTRICA

A fisioterapia pediátrica promove uma melhor qualidade de vida para crianças, principalmente àquelas que apresentam desenvolvimento psicomotor abaixo dos padrões considerados normais para sua faixa etária. Utilizam-se abordagens com base em técnicas especializadas, buscando os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade.

A fisioterapia pediátrica se destina a pacientes desde recém-nascidos até adolescentes.

Indicações

• Distúrbios no desenvolvimento motor;
• Alterações neurológicas;
• Alterações reumatólogicas e ortopédicas;
• Alterações respiratórias.

DERMATO-FUNCIONAL

Na fisioterapia dermato-funcional, o fisioterapeuta dispõe de técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia e cosmetologia.

Escolha no menu abaixo alguns de nossos serviços na área dermato-funcional:

A drenagem linfática é uma massagem com movimentos suaves e ritmados, utilizados para drenar e limpar os fluidos do corpo. Diariamente drenamos normalmente cerda de 3-4 litros de fluidos, com a drenagem linfática são drenados aproximadamente 20 litros. 

Efeitos

• Melhora da circulação sanguínea
• Melhora do metabolismo e nutrição
• Relaxamento da musculatura
• Diminuição de inchaços
• Auxilia na desintoxicação dos tecidos superficiais

Indicações

• Pré e pós-operatório de cirurgia plástica ou reparadora;
• Equimoses e hematomas;
• Problemas circulatórios;
• Tratamentos estéticos (faciais e corporais);
• Edemas pós-traumáticos;
• Estresse (ação relaxante);
• Inchaço durante a gravidez e pós-parto (Edema gestacional)

A massagem modeladora é realizada com uma pressão de moderada a forte e num ritmo rápido, causando ruptura das trabéculas conjuntivas, liberando as aderências e remodelando a região. Pode ser realizada também, de uma maneira suave e contínua, gerando uma reorganização das fibras de colágeno e uma readaptação da pele.

Através de um aparelho de Ultra-som, específico para as camadas superficiais do corpo (pele e gordura), são emitidas ondas mecânicas, que causam aumento do metabolismo local,aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas, além de potencializar a penetração de substâncias ativas no corpo.

É um coadjuvante no tratamento da gordura localizada e da celulite, pois age lesando e rompendo os adipócitos (células de gordura), facilitando a eliminação da gordura através do sistema linfático.

Pode ser usado também para acelerar a cicatrização e potencializar o tratamento de estrias. Contribui também, nas aplicações de carboxiterapia e na hidrolipoclasia, facilitando a penetração de substâncias lipolíticas e auxiliando no processo de desmembramento de células de gordura. Por sua ação anti-inflamatória, é utilizado nos pós-operatórios de cirurgias plásticas, pois reduz o risco de fibrose da cicatriz e auxilia na diminuição do edema.

Este tratamento, através de correntes polarizadas, gera uma modificação do meio intersticial que favorece trocas metabólicas por aumento da atividade celular, causa lipólise (quebra da gordura) e estimula a drenagem linfática. Assim, a eletrolipoforese reduz medidas e ajuda no combate a celulite.

O enfaixamento consiste na aplicação de cremes a base de cânfora, mentol que resfriam a pele, ou a base de cafeína e nicotinato de metila que aquecem a pele, objetivando o remodelamento e a queima de gordura localizada. Auxilia na drenagem linfática e potencializa a ação dos produtos aplicados.

Há o aumento da temperatura local, seguido de um resfriamento da região que gera aumento da circulação periférica melhorando a oxigenação e ativando o metabolismo cutâneo até a hipoderme, que favorece a eliminação da gordura.

Aparelho único, que combina o exclusivo cabeçote tripolar, geradores de ultra-som com correntes elétricas estéreo-dinâmicas de média freqüência e correntes polarizadas, com grande penetração.

As correntes estéreo-dinâmicas, aceleram o sistema linfático e otimizam as funções de lipólise, melhorando consideravelmente o ataque e remoção da gordura localizada, expulsas com a realização do ultra-som.

As correntes polarizadas permitem com que o aparelho, realize a introdução de princípios ativos (melanges) específicos para redução de gordura localizada e celulite.

Além de ser aplicado no tratamento da gordura localizada e na celulite de todos os graus, o Manthus é também indicado em situações pré-cirúrgicas e pós-cirúrgicas aumentando a velocidade de reabsorção de hematomas e diminuindo a ocorrência de aderências.

Indicações

• Ativação do sistema linfático através da terapia combinada;
• Otimização da lipólise e ativação do sistema vegetativo, melhorando consideravelmente o ataque e remoção da gordura;
• Tratamentos de Meso-Fono-Ionto (associação do Ultra-som de alta potência com correntes polarizadas);
• Aplicações de Hidrolipoclasia;
• Aplicação prévia, antecedendo cirurgias plásticas, lipoaspiração e lipoescultura;
• Tratamento pós- cirúrgicos dos hematomas provocados por cirurgias plásticas e lipoaspirações;
• Abrandamento e tratamento de aderências;
• Tratamentos com iontoforese associada a fonoforese com o objetivo de intensificar a introdução de fármacos e princípios ativos utilizados em medicina estética (mesoterapia não invasiva).

TRAUMATO-ORTOPÉDICA

A fisioterapia traumato-ortopédica tem por objetivo, restabelecer a função do sistema músculo-esquelético (força, amplitude de movimento, gesto funcional e esportivo, equilíbrio, coordenação e propriocepção).

No tratamento de disfunções deste sistema são utilizados recursos fisioterapêuticos como: termoterapia, eletroterapia, fototerapia, massoterapia e cinesioterapia.

De acordo com a avaliação do fisioterapeuta, são traçados os objetivos e as condutas a serem tomadas, estas, são baseadas em métodos fisioterapêuticos específicos de acordo com a necessidade de cada paciente.

Indicações

• Pacientes com alteração no sistema músculo-esquelético.
• Exemplos: fraturas, entorses, luxações, tendinites, bursites, artrose, artrite, dor na coluna, contraturas, distensões, situações de pré e pós-cirúrgico, lesões do esporte, entre outros.
• A fisioterapia traumato-ortopédica se destina a pacientes desde crianças até idosos.

NEUROFUNCIONAL

A fisioterapia neurofuncional, tem por objetivo, promover o aprendizado ou o reaprendizado motor, desenvolvendo nos pacientes a capacidade de executar atividades motoras o mais próximo possível do normal. Muitos dos métodos utilizados atualmente, surgiram no final da década de 40 e início dos anos 50, com Rood (1954), Kabat e Knot (1954), Brunnstron (1956) e Bobath (1969). Inicialmente, baseavam-se em informações empíricas e experiências clínicas, sendo explicadas posteriormente com base nos conceitos neurofisiológicos.

Na prática, a fisioterapia neurofuncional na Equilíbrio Clínica Integrada, é aplicada com base em um ou em vários métodos, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Indicações

• Pacientes com alterações devido a lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico.
• Exemplos: acidente vascular encefálico(derrame), traumatismo crânio-encefálico, doença de Parkinson, esclerose múltipla, doença de Alzheimer, paralisia facial, traumatismo raque-medular, lesões de nervos periféricos, polineuropatias, distúrbios musculares (miopatia, distrofias), encefalopatia crônica não-progressiva (paralisia cerebral), espinha bífida, hidrocefalia, síndromes, entre outros.
• A fisioterapia Neurofuncional se destina a pacientes desde recém nascidos até idosos.

ISOSTRETCHING

O isostretching é uma ginástica postural global; um treinamento físico que reforça a musculatura profunda, melhora a flexibilidade muscular e a mobilidade articular, reduzindo o enrrigecimento e facilitando o movimento. Esta atividade corrige a postura e desenvolve a tomada de consciência das posições corretas da coluna e da capacidade respiratória.

Indicações

• Pode ser adaptado a todas as idades e a todas as capacidades físicas, já que, as forças de contração isométrica e do alongamento podem ser controladas ou restituídas em função da potência muscular de cada um.
• O isostretching é indicado no tratamento de patologias crônicas da coluna, na prevenção destas e na aquisição de uma boa forma física, pode servir de base para a toda a atividade esportiva. Atuando na melhora da forma e do condicionamento físico.

PACIENTES ONCOLÓGICOS

O papel da fisioterapia nos pacientes oncológicos é, a melhora da qualidade de vida e o retorno do indivíduo às suas atividades de vida diárias. Isto inclui prevenção e tratamento de complicações pós-operatórias; melhora do condicionamento físico e, assim, maior resistência à fadiga; manutenção e recuperação da função respiratória, evitando infecções oportunistas e alterações funcionais no pós-operatório; manutenção e melhora de equilíbrio e da marcha; amenização dos efeitos da radioterapia e da quimioterapia.

 O número de casos de câncer no Brasil e, principalmente, no Rio Grande do Sul vem aumentando anualmente, apesar das inúmeras campanhas e avanços nos tratamentos e métodos diagnósticos.

O tratamento normalmente se dá pela cirurgia de retirada do tumor e associação ou não de radioterapia e quimioterapia.

PROFISSIONAIS

Conheça nossos profissionais responsáveis pelo atendimento nesta área.

PALAVRA DO PACIENTE

Confira o depoimento de alguns de nossos pacientes de Fisioterapia.

Fisioterapia | EQUILÍBRIO - Clínica Integrada