Image Not Found On Media Library
Image Not Found On Media Library

Na Clínica é realizado o tratamento, prevenção e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita de crianças e adultos.

A fonoaudiologia é a área da saúde, responsável pela reabilitação, tratamento e prevenção dos distúrbios da comunicação, linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, funções orofaciais e deglutição, de crianças e adultos.

Home Care

Este serviço é oferecido para a reabilitação de pacientes com dificuldade de locomoção, acamados e crônicos.
Atendimento especializado para terapias com bebês prematuros e idosos.
A Equilíbrio Clinica Integrada oferece: avaliação, adequação do ambiente, atendimento terapêutico domiciliar e hospitalar em fonoaudiologia.

Assessoria Escolar

A fonoaudiologia educacional tem caráter preventivo, favorecendo que a escola se torne um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento das habilidades comunicativas; bem como, a conscientização de pais, professores e alunos sobre a saúde fonoaudiológica.
A Equilíbrio Clinica Integrada oferece: triagem fonoaudiológica, encaminhamentos, orientações através de reuniões e palestras à equipe multidisciplinar e pais, abordando aspectos do desenvolvimento da linguagem, audição, motricidade oral e voz, oferecendo estratégias para detecção de possíveis distúrbios da comunicação.

Estimulação precoce

Trabalho voltado a crianças com alterações neurológicas (comunicação, alimentação, respiração e audição).
A estimulação precoce é a base fundamental para o desenvolvimento e inclusão social destas crianças.
A Equilíbrio Clinica Integrada oferece: avaliação e estimulação precoce, com a participação dos pais nos atendimentos, observando a atuação do fonoaudiólogo e recebendo orientações em relação à estimulação que está sendo realizada. Tem-se a preocupação, de ensinar as técnicas corretas e de enfatizar os motivos e objetivos desejados em cada situação, tornando os pais, participantes do processo.

Motricidade oral

Trabalha a musculatura da face, da boca e da língua, com o objetivo de corrigir problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala.
O fonoaudiólogo tem o papel de intervir junto àqueles que posicionam a língua ou engolem de forma inadequada.Essas pessoas, empurram os dentes com a língua, contribuindo, assim, para o mau posicionamento dentário. Também pode atuar, junto aos que respiram pela boca para que a respiração nasal possa ser facilitada. Pessoas que sofreram traumatismo craniano, derrame ou paralisia cerebral ou, são portadoras de síndromes, que resultam em alteração da musculatura da face e das funções vitais, também podem ser auxiliadas por este profissional.
A Equilíbrio Clinica Integrada oferece: avaliação e tratamento das alterações funcionais do sistema estomatognático (estruturas que estão associadas com a mastigação, deglutição e fala), alterações de ATM(articulação têmporo-mandibular), reabilitação de cirurgia ortognática (cirurgia que corrige as deformidades dentofaciais), traumas de face, paralisia facial, e disfagias.

Voz

O fonoaudiólogo atua na prevenção e no tratamento dos distúrbios de voz. Ele também é responsável pelo aperfeiçoamento da voz de profissionais como cantores, professores, atores, locutores, advogados e telefonistas.
Em casos mais graves, como o de câncer de laringe, paralisia de cordas vocais e outros distúrbios neurológicos que afetam a voz, o fonoaudiólogo atua no restabelecimento da comunicação da melhor maneira possível.
O mais importante é, detectar o problema vocal rapidamente. Se você utiliza a voz profissionalmente, é aconselhável que busque orientação para uma boa colocação vocal e aprenda a prevenir os distúrbios resultantes do desgaste do dia a dia.
A Equilíbrio Clinica Integrada oferece: avaliação, prevenção, tratamento e reabilitação vocal.

Linguagem

A fonoaudiologia atua tanto na habilitação de crianças com atraso de linguagem, quanto na reabilitação de pessoas que adquiriram a linguagem e a perderam por algum motivo, como são exemplos, pessoas com seqüelas de traumatismo craniano e derrame cerebral.
Na identificação dos problemas de linguagem, encontram-se manifestações de formas variadas, como: atraso na emissão das primeiras palavras e na formação das frases, trocas de letras na fala e na escrita, omissões ou acréscimos de sons na fala, gagueira e dislexia. A terapia fonoaudiológica ajuda a superar ou amenizar as alterações, através da estimulação adequada.
A Equilíbrio Clinica Integrada oferece: avaliação, prevenção e tratamento do atraso de linguagem, transtornos de aprendizagem, alterações da fala (desvios fonológicos/trocas de letras) e problemas de fala de origem músculo- esquelética, além de avaliação e reabilitação das afasias.

Audição

A função auditiva é fundamental para uma comunicação efetiva. Uma alteração da percepção auditiva leva a problemas no desenvolvimento da fala, linguagem, leitura, na aprendizagem e até na socialização de crianças, adultos e idosos.
A Equilíbrio Clinica Integrada oferece: encaminhamento para audiometria, auxílio no processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora, terapia com estratégias de comunicação.

PROFISSIONAL

Conheça nosso profissional responsável pelo atendimento nesta área.

PALAVRA DO PACIENTE

Fonoaudiologia | EQUILÍBRIO - Clínica Integrada